Entre as maiores organizadoras de eventos do mundo, empresa prevê recorde de vendas de aproximadamente 340 milhões de euros este ano
Após a queda induzida pela COVID nos anos anteriores, em 2023 a NürnbergMesse voltou a trilhar o caminho do crescimento. Sob a liderança de um novo Conselho Executivo, estabelecido em agosto, a empresa gerou uma receita estimada em 250 milhões de euros, a segunda maior para um ano fiscal ímpar, quando geralmente o setor realiza menos eventos. Comparado a 2021, o grupo obteve ganhos substanciais não apenas nos números de visitantes (315 mil em 2021 contra 1,3 milhão em 2023), mas também no número de expositores (2021: 5.500 vs. 2023: 28.000) e no espaço de exposição (2021: 176.000 m2 vs. 2023: 894.000 m2).
Pela primeira vez desde a pandemia, em 2023 todos os mercados, exceto a China, viram as feiras de negócios retornarem às datas regulares. Eventos em Nuremberg, como a feira de segurança de TI it-sa Expo&Congress, e eventos convidados, como a Consumenta, apresentaram taxas de crescimento especialmente excepcionais. O Centro de Exposições de Nuremberg realizou uma média de 1,5 eventos por semana em 2023, totalizando 80 eventos com quase 860.000 visitantes e mais de 20.000 expositores em mais de 644.000 m2 de espaço. Em outros países, um segundo semestre forte nas subsidiárias do Brasil, Grécia e Índia contribuiu de forma especialmente importante para o sucesso do ano.
As perspectivas para o ano de 2024 são promissoras, pois, graças ao forte crescimento do grupo, a NürnbergMesse antecipa um novo recorde de vendas de aproximadamente 340 milhões de euros. Além disso, neste ano, a empresa celebra seu 50º aniversário e, também, graças à sua bem-sucedida internacionalização nos últimos anos, os 15 anos de suas subsidiárias em Milão e São Paulo.
Após a aplicação de uma gestão sistemática de custos durante a pandemia, em 2024 a NürnbergMesse buscará reforçar seu portfólio de produtos e investir na melhora de suas performances.
Espaço sustentável
Partes do Centro de Exposições do grupo estão de pé desde a fundação da empresa em 1974. Para tornar sua arena apta para o futuro, a NürnbergMesse planeja investir mais de 50 milhões de euros em infraestrutura este ano. O foco será no atendimento ao cliente e na sustentabilidade. Uma contribuição importante virá dos planos para tornar o fornecimento de energia neutro em carbono até 2028. A NürnbergMesse espera concluir a primeira fase de seu fornecimento de energia híbrida até setembro deste ano. Nesse ponto, a empresa será abastecida com energia solar verde por um total de 21.000 módulos fotovoltaicos em sete galpões e um estacionamento.
Outro alvo de investimento é um novo prédio de funcionários na entrada do NCC Mitte. O prédio existente será renovado para lançar as bases em 2024 para ambientes de trabalho e escritórios modernos e sustentáveis sob o título “NXT74” – referindo-se aos 50 anos de fundação da NürnbergMesse, mas também à aspiração de novos capítulos de sucesso. “Nossos resultados de negócios em 2023, que foram uma melhoria substancial em relação às nossas projeções originais, e nossas vendas recordes esperadas em 2024 nos darão o impulso necessário para investimentos concentrados em pessoal, eventos, um centro de exposições sustentável e digitalização/TI. Isso tornará a NürnbergMesse completamente pronta para o futuro”, finaliza Dirk Blum, Vice-Presidente Sênior de Finanças e Instalações.
Digitalização
Outro foco para os investimentos da NürnbergMesse em 2024 será a digitalização sistemática de seus produtos e serviços. O objetivo é otimizar e expandir o comércio eletrônico. Além de estender os sistemas de TI centrados no cliente, outra meta será expandir a oferta de produtos digitais para reforçar a relevância e alcance das marcas de eventos. “Queremos tornar ainda mais fácil para os nossos clientes o uso dos nossos produtos e serviços. É por isso que estamos desenvolvendo sistematicamente nossa gama de produtos digitais para atender a todos os tipos de necessidades dos clientes – online e in loco”, explica Dr. Martin Kassubek, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios.
Sobre a NürnbergMesse
O Grupo NürnbergMesse está entre os 15 maiores organizadores de encontros de negócios do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela multinacional, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 100 países.
Sobre a NürnbergMesse Brasil
A NürnbergMesse Brasil é uma das 10 maiores empresas organizadoras de eventos e exposições do país. Subsidiária do Grupo NürnbergMesse, promove os mais importantes encontros de negócios da América Latina, onde reúne fornecedores, distribuidores e revendedores de diversos segmentos da economia. O propósito da companhia é ajudar no desenvolvimento da indústria nacional e na relevância do Brasil no mercado externo. Entre os principais eventos promovidos no país estão a Expo Revestir, Haus Decor Show, PET South America, PET VET, FCE Pharma, FCE Cosmetique, Analitica Latin America, Glass South America, ABRAFATI SHOW, Catarina Aviation Show e Brazilian Footwear Show.