Adaptação é feita de olho nos 73% dos consumidores que estão dispostos a mudar hábitos pelo impacto ambiental
A crescente preocupação com sustentabilidade tem levado empresas do setor pet a adotar práticas ecológicas em sua produção. Segundo um estudo da Nielsen, 73% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Esse e outros levantamentos vêm movimentando o mercado, que se adapta para atender aos desejos dos seus clientes. Na indústria responsável por artigos e serviços para animais de estimação não é diferente.
Uma das principais iniciativas é a substituição de composições plásticas ou mais duráveis por alternativas recicláveis. A Great Pet, recentemente, aderiu à essa prática e lançou um granulado higiênico para gatos feito à base de casca de arroz. O subproduto, que é natural da produção de arroz, ajuda a reduzir o desperdício e o tempo de decomposição, já que é biodegradável.
Outro exemplo vem da Royal Canin, que está com iniciativas de eficiência energética para neutralizar a emissão de carbono em sua produção. Entre as atitudes tomadas pela empresa, estão a utilização de veículo elétrico, a roteirização inteligente de entregas e a utilização de biocombustível nos veículos da operação logística. O que, para Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da marca no Brasil, faz parte da criação de um ecossistema completo. “Nós temos o compromisso de ser uma empresa que gera valor não só para os pets, mas também para as pessoas e para o planeta. Produzimos alimentos de alta qualidade para gatos e cães, capacitando os nossos colaboradores e parceiros, ao mesmo tempo em que buscamos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirma.
Uma empresa que também busca a responsabilidade ambiental na criação de seus produtos é a empóriopet®, que desde 2005 se dedica a criar soluções que utilizam matérias-primas da biodiversidade brasileira e promovem práticas ecologicamente corretas. O tradicional BB Cream da marca, que é um shampoo para gatos, contém uma fórmula produzida com ingredientes de origem orgânica certificada e com extratos e óleos vegetais, totalmente livre de sal, parabenos, formol ou cloro. “Nosso compromisso com a qualidade e o bem-estar dos pets nos impulsionou a criar soluções que não apenas cuidam, mas também respeitam a natureza animal”, explica Ana Paula Quintela, Gestora Comercial e sócia da empóriopet®.
Além das práticas internas, algumas companhias firmam parceria com iniciativas de conservação, como é o caso da Confort Pet. A empresa trabalha com embalagens de transporte feitas com materiais 100% reciclados e faz o processo de logística reversa de todas as embalagens dos seus produtos através do instituto Eu Reciclo. O processo envolve um conjunto de ações que destina e viabiliza a coleta ou restituição dos resíduos para reaproveitamento.
Todas as embalagens de fardo ainda são feitas com materiais reciclados, como explica Bruno Dametto, diretor da empresa. “O Plano Nacional de Logística Reversa de Embalagem prevê um percentual mínimo obrigatório de recuperação por produto, e nós fazemos além. A cada produto vendido pela Confort Pet, uma embalagem é reciclada”.
Guilherme Martinez, responsável pela PET South America, principal feira da indústria pet da América Latina, onde todas essas marcas irão expor seus produtos, explica que exemplos como esses são cada vez mais comuns no evento. “A cada ano, cresce a preocupação das empresas com o meio ambiente. Essa cadeia de adoção de práticas sustentáveis no setor não só atende à demanda crescente dos consumidores por produtos ecológicos, como contribui para um futuro mais verde”, afirma. Daqui a pouco, garante, a exceção será a empresa que não tem esse tipo de cuidado.
A PET South America é realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no São Paulo Expo, e apresenta ao mercado os lançamentos e tendências do mercado pet.
Sobre a PET South America
A PET South America é a mais importante feira de negócios do setor pet da América Latina. Apresenta as principais inovações e lançamentos da indústria para o mercado. É o momento de fazer networking, firmar novas parcerias e se atualizar sobre o setor. O encontro reúne anualmente grandes varejistas, distribuidores e profissionais de todo o Brasil, além de empresários estrangeiros.
Serviço
Data: 14 a 16 de agosto
Hora: das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP