Eventos personalizados podem diferenciar a sua empresa em 2024

Por Diego de Carvalho, vice-presidente da NürnbergMesse Brasil

Apesar da rotina tecnológica potencializar as relações digitais, as conexões interpessoais sempre serão mais fortes se firmadas e cultivadas em ambientes concretos. Sejam essas conexões interpessoais familiares, de amizade, sociais ou de negócios. Neurocientistas até já constataram que o olhar fixo no outro prende mais a nossa atenção e faz com que desviemos o foco dos acontecimentos ao nosso redor.

Não à toa, o setor de eventos é responsável por 4% do PIB nacional – um percentual forte, tendo em vista as centenas de áreas que contribuem para o desenvolvimento econômico do país. E é nesse cenário que o segmento de encontros corporativos se destaca, crescendo ano após ano e animando as indústrias que, hoje, são inerentes ao modal para promover seus negócios.

Um levantamento realizado pela Sympla, startup que atua no ramo de vendas de tickets para eventos em geral, deixa claro que os mercados estão ávidos por compromissos presenciais. O estudo aponta um aumento de 36% no número de reuniões corporativas no primeiro trimestre do ano passado em comparação ao mesmo período de 2022, e um crescimento de 30% em relação aos primeiros meses de 2019, ano anterior à pandemia. O que indica que a alta na produção de eventos não é momentânea, é uma tendência. 

O núcleo atende a uma clara necessidade do mercado de fortalecer as marcas por meio de eventos sob demanda. E quem está ampliando o relacionamento de negócios para além dos escritórios tem tido bons resultados. Afinal, cada empresa, com seu escopo e objetivo, precisa criar encontros personalizados, que ofereçam experiências distintas aos seus clientes. 

Convenções, palestras, congressos, roadshows, seminários e mesas-redondas estão entre os investimentos mais importantes no segmento. Os formatos permitem que as empresas tenham soluções sob medida para atingir suas metas, sejam elas na área de marketing, networking ou promoção de produtos e serviços.

Contudo, investir nesse tipo de ação também é desafiador, já que as empresas geralmente têm um orçamento limitado. Aí é que entra a importância da personalização. Traçar metas, objetivos e entender o público-alvo do evento que você está produzindo ajudam a limitar os gastos e direcioná-los de forma mais assertiva, sempre levando em conta a melhor estratégia para fomentar os negócios. Se a sua empresa ainda não apostou nesse diferencial, acredite, a hora é agora.

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